19.3.10

cinema homens e pipoca apresenta

O SENHOR DOS ANÉIS
EDIÇÃO ESPECIAL



SOBRE J.R.R. TOLKIEN (1892-1973)

Ele nasceu na África do sul e muito cedo foi morar na sua pátria mãe, a Inglaterra. Esteve na primeira guerra mundial mas como passou muito tempo doente não participou ativamente de batalhas em campo (algo que se reflete em seus livros onde a maioria das batalhas são relatadas pelos combatentes sobreviventes e raramente são narradas no tempo presente). Tolkien se tornou professor, desde criança adorava inventar idiomas.
Certo dia ele se viu perante uma folha em branco que um dos alunos deixou na mesa e escreveu: "numa toca no chão vivia um hobbit" e ele nem fazia ideia do por quê de ter escrito isso. Começou a trabalhar em cima desta frase e escreveu um livro direcionado para crianças que foi o maior sucesso (O HOBBIT). Seus leitores viviam lhe pedindo que escrevesse uma continuação para o livro, que contasse mais aventuras do hobbit Bilbo Bolseiro.
Tolkien tinha duas coisas em mente, a primeira era a vontade de dar á Inglaterra uma mitologia milenar com deuses e povos mágicos e antigos , como na mitologia nórdica ou grega, que ele sentia falta na cultura inglesa, que até então era puramente medieval com o rei Arthur e seus cavaleiros. A segunda coisa em que ele se concentrou foi no tal anel mágico que Bilbo encontrou na caverna da criatura Gollum, ele decidiu dar uma história para aquele anel.
E assim criou uma continuação para seu livro e ao mesmo tempo um prequel, indo da criação do universo ao inicio da era dos homens, onde seus livros se encaixam no passado de nossa História. Afogado em milhares de anotações o professor pedia socorro: "simplesmente não consigo parar mais de escrever", seu filho sugeriu que a história fosse dividida em três livros pois estava longa demais.
Até hoje suas anotações são resgatadas e transformadas em livros (contos inacabados, os filhos de Húrin, o silmarillion, as aventuras de Tom Bombadil...) e mesmo assim não conseguem encerrar a mitologia criada por Tolkien que tem milhares de anos.
Por mostrar personagens mágicos numa missão onde recolhem armas e outros objetos de valor ao desbravarem terras desconhecidas; Tolkien é chamado de 'o pai do RPG'. Seus livros serviram de inspiração para muitos filmes como 'star wars', mas quando tentaram fazer uma adaptação Tolkien odiou o filme-teste, após sua morte fizeram um desenho animado horrível que não conseguiu virar uma trilogia.


SOBRE A TERRA MÉDIA

Se você vai criar um novo mundo você tem que pensar numa infinidade de detalhes e Tolkien levou mais de uma década para montar tudo. São centenas de nomes (alguns personagens são chamados por apelidos ou por um outro nome em outra região), nomes para os deuses (diferentes para cada povo) que criaram o universo, nomes para todos os reis que já governaram cada reino deste mundo, suas árvores genealógicas e anotações dizendo se morreram de morte natural ou não. Mapas com vários lugares que possuem nomes diferentes dependendo do povo para quem você pergunta onde fica tal lugar.
A origem de cada idioma falado por cada um dos povos em diferentes eras, são dez línguas principais e outras mais são apenas mencionadas nos livros, o modo de se falar, o vocabulário e a gramática. Cada povo também tem a sua versão da história do mundo que pode ser a verdadeira ou apenas uma lenda já que no passado distante pouca gente escrevia livros e muita coisa é passada á geração seguinte oralmente. O próprio Tolkien aumenta o clima lendário da obra ao dizer simplesmente que não sabe a versão correta dos fatos, em frases como "dizem que ele partiu para o oeste" ,"alguns povos , no distante sul, contam que ela ainda viveu por mais 10 anos" ou "nada mais pode ser dito a esse respeito".
Tolkien também dividiu raças como a dos hobbits e dos elfos em povos que possuem costumes e lendas diferentes. Também criou calendários para cada povo.
O mapa da Terra Média mostra as florestas dominadas por elfos e as terras (algumas áridas) onde se encontram alguns reinos de humanos. O Condado dos hobbits se encontra no verdejante norte e as terras malditas de Mordor ao sul. No extremo sul vive uma raça de humanos de pele escura e na direção do ocidente, atravessando o mar, ficam as Terras Imortais de Aman (Valinor) , onde vivem os semi deuses Valar.
A Terra Média é o continente Europeu em uma época bastante remota.


SOBRE OS PRINCIPAIS POVOS DA TERRA MÉDIA.

OS MAGOS (ISTARI OU POVO MAIAR)

Dizem que eles eram servidores dos semi deuses, os Valar, ganharam corpos humanos, de idosos, e viajam por toda a Terra Média ajudando os povos a combater o mal. São proibidos de usar seus poderes ao máximo, na verdade seu trabalho é o de aconselhar os povos na luta contra Mordor. Ninguém sabe quando foi exatamente que eles surgiram na Terra média (provavelmente por volta do ano mil da terceira Era) mas formam um conselho liderado por Saruman o Branco (que traiu a todos na 2ª guerra do anel), por Gandalf o Cinzento (que mais tarde se tornou o Branco), Radagast o Castanho e os magos azuis Pallando e Alatar (também chamados de Róméstamo e Morinehtar), estes últimos seguiram para o ocidente e nunca mais foram vistos, acredita-se que tenham partido para as Terras Imortais. Gandalf foi o último mago a deixar a Terra Média e partir para a terra dos semi deuses.


OS ELFOS (ELDAR O POVO DAS ESTRELAS)

Os elfos têm a mesma forma dos Valar, mas são pequenos, os Valar são gigantes pra nós. Eles surgiram na Terra Média em tempos imemoriais, antes do surgimento do sol e da lua, simplesmente despertaram ás margens de uma lagoa cristalina, possivelmente em Cuiviénen (no extremo oeste da Terra Média). São belos e imortais , e não basta você aprender a falar seu idioma , existe um modo todo especial de se falar élfico , segundo Tolkien quando os elfos falam (qualquer coisa) parece que estão cantando, é a língua mais bela da Terra Média e muita gente simplesmente não se atreve a traduzí-la. Já houve muitos cruzamentos entre humanos mortais e elfos, assim surgiram os meio-elfos. Os Valar deram aos meio-elfos uma escolha, eles podem pegar um barco nos Portos Cinzentos e viajarem até as Terras Imortais , onde viverão com os Valar eternamente, ou viverem na Terra Média como mortais, irão envelhecer mais devagar e morrer um dia. Dependendo da região onde vivem eles possuem vários costumes diferentes e até o idioma pode mudar. Pode-se encontrar na Terra Média elfos originários de 3 famílias principais (Noldor, Teleri,Vanyar) e também povos de nome Moriquendi, Avari, Úmanyar (da mesma classe dos Moriquendi) ,Nandor, Sindar, Eglath, Silvestres e Laiquendi. Vou falar sobre os Avari em breve.

OS HOBBITS

Assim como os elfos os hobbits existem em varias raças diferentes, variando na altura , no tamanho dos pés e nos costumes. Normalmente eles são pequenos (um metro e vinte de altura), mas baixos que os anões, possuem pés peludos e rostos angelicais. Todas as raças de hobbits que se conhece vivem no Condado, eles não gostam de fortes emoções, não se metem em aventuras ou fazem grandes viagens para longe de casa. São pacatos fazendeiros e poucos deles sabem nadar, desse modo sempre evitam os rios. Não se sabe exatamente de onde surgiu o gosto dos hobbits pela erva que eles fumam em seus cachimbos, existem algumas versões de como tal planta chegou ao Condado e quem poderia tê-la trazido e em que época. Tolkien também fumava cachimbo e via a si mesmo como um hobbit. Foi a erva de fumo que atraiu Gandalf ao Condado e ele notou que os hobbits eram criaturas incríveis, para muitos povos da Terra Média eles são apenas uma lenda (uma vez que nunca saem de casa), são chamados pelos homens de "pequenos" e pelos elfos de "periannath", no decorrer das eras tiveram outros nomes. Não se sabe exatamente a sua origem, parece que são parentes nossos, em algum momento a raça dos homens deu origem aos hobbits (ou seria o contrario?) mas isso foi há tanto tempo que não se pode ter certeza, ou como diz Tolkien: "nada mais pode ser dito a esse respeito".


OS ANÕES

Os anões , segundo as lendas, foram criados por um Valar (pode-se dizer também "vala") chamado Aulë, um ferreiro. O deus criador do universo Eru (ou Ilúvatar) tinha planos de criar os homens (e hobbits) e os elfos mas Aulë estava impaciente e decidiu criar os anões, Eru ficou nervoso e pediu a Aulë que destruísse sua criação mas o Valar caiu no choro no momento em que ia destruir os anões, Eru sentiu pena e o impediu de descer o martelo sobre as criaturas. Eles fizeram então um acordo, os anões habitariam ARDA (o primeiro nome de nosso planeta que depois virou Terra Média e depois simplesmente Terra) mas só despertariam depois dos elfos. Os anões são ótimos mineiros, cavam gigantescas minas e coletam o precioso metal Mithril, fazem de tudo com ele. As mulheres são tão barbudas quanto os homens, isso fez surgir entre os demais povos o mito de que não existiam mulheres anões. Assim como os hobbits os anões conseguem resistir aos poderes das trevas de Mordor melhor que os homens.


OS HOMENS

Os homens foram criados por Eru após o deus ter criado os elfos. Os primeiros humanos surgiram após o primeiro nascer do sol , que havia acabado de ser criado, e ao contrario dos elfos eles são mortais. A morte é meio que um presente de Ilúvatar aos homens, eles são destinados ao sono eterno e os elfos, imortais, não. Quando todos os elfos foram embora da Terra Média no final da terceira Era os homens herdaram a Terra. Pode-se dizer que hoje estamos na quinta, quase na sexta, Era. Nosso tempo começou 6 mil anos após a terceira Era, o que coloca a 2ª guerra do anel entre os anos de 4000 e 5000 a.c. e a criação de Arda em 41.000 a.c. Entre os vários grupos de homens se destacam os Dunedáin , descendentes dos homens da ilha de Númenor, os Edain e os Haradrim, de pele escura que vivem no extremo sul.


OS ENTS

Outra criatura da Terra Média cuja origem se perde no tempo. Dizem que eram árvores comuns, que estão sempre dormindo, um tipo de sono que as mantem fixas ao solo mas ainda podem conversar com as outras ao redor e "olhar" os animais que passam por perto. Algumas árvores se recusaram a permanecer neste estado de sono e começaram a se movimentar pela floresta. Elas são os Ents. Outra versão da história diz que a esposa de Aulë (o criador dos anões) chamada Yavanna estava preocupada com as plantas de Arda e queria que alguém as protegesse dos habitantes que Eru iria criar (homens e elfos), eles poderiam causar algum mal ás plantas algum dia. E assim Eru criou os Ents para serem pastores de árvores. O próprio Tolkien não faz a menor ideia de onde foram parar as Ents fêmeas (entesposas), durante as guerras elas podem ter sido mortas por Sauron, ou escravizadas, ou estão muito bem escondidas, seja como for os Ents as procuram há milhares de anos sem sucesso.


OS ORCS

Quando os elfos surgiram na Terra Média, no extremo oeste, houve um grupo que se recusou a viajar com os outros , foram chamados de AVARI (os relutantes), eles ficaram para trás e foram torturados e deformados pelo malvado Valar MORGOTH (o primeiro senhor das trevas, mestre de Sauron) até que se tornaram Orcs. A origem desses bichos é mera especulação, sabe-se que apenas Ilúvatar tem o poder de criar vida, uma antiga teoria diz que Morgoth juntou pedras e lama e as animou com um feitiço. Um pedaço de rascunho de Tolkien afirma que existem orcs fêmeas, mas elas nunca deram as caras nos livros. Orcs odeiam a luz do sol, mas os da raça Uruk-rai podem se locomover durante o dia sem problemas, as teorias de suas origens são inúmeras: filhos de homens que cruzaram com Orcs, magos que serviam á Morgoth e há ainda um tipo de Uruk-rai ( mais atlético) criado por Saruman.




SOBRE OS FILMES

A SOCIEDADE DO ANEL

Levar a trilogia do anel aos cinemas e agradar aos leitores de um livro que vem conquistando gerações nos últimos 50 anos não é uma tarefa fácil. Então Peter Jackson resolveu fazer um filme para os fãs e fim de papo. Num clima de correria o filme não se importa em dar maiores e profundas explicações para os não-iniciados no mundo de Tolkien (a rápida introdução do filme tenta fazer isso em poucos minutos). Sequer consegue passar o tamanho da urgência na demanda do anel. O personagem mais misterioso da Terra Média, Tom Bombadil, foi totalmente limado do filme. Bilbo e Galadriel se tornam vampirescos perto do anel, um exagero. Na minha primeira sessão de cinema havia muita gente que não conhecia o livro e sequer sabia que outros dois filmes haviam sido feitos juntos com o primeiro, saíram do cinema lamentando a falta de um final com cara de final. Quando o filme perde sua velocidade exagerada ele fica exageradamente lento também. Parece que uma névoa cobre o filme todo e a gente fica na dúvida sobre o que foi que acabamos de assistir exatamente.











AS DUAS TORRES

Agora começa a guerra e há tempo de sobra para explicar melhor as coisas e apresentar os personagens. Quando os membros da sociedade do anel entram na terra dos homens toda a magia do primeiro filme desaparece, agora tudo é feio e sujo e a realidade da guerra dói. Gandalf dá uma de exorcista e Saruman vira criador de Orcs. O mago Saruman e o hobbit Sam tomam longos minutos de filme com discursos sonolentos que atrasam a ação e Faramir se mostra menos nobre que o Faramir dos livros. Mas quem brilha mesmo no filme é a criatura Gollum, um personagem digital de cair o queixo, seu visual se junta á sua interpretação e aí temos uma criatura bastante realista. Para dar mais espaço á relação de Frodo, Sam e Gollum o filme empurrou o confronto com a aranha Laracna para a terceira parte.










O RETORNO DO REI

Em comparação há espaço de sobra nessas três horas para se colocar o penúltimo capitulo do livro (o expurgo do Condado) no filme, mas ele passa longos minutos mostrando cenas de batalhas que, sim, são incriveis. Ao evitar de fazer um segundo clímax, que deixaria o filme cansativo, o expurgo do Condado não é mostrado e conseqüentemente o destino do mago Saruman também não. Mais uma vez fica complicado para aqueles que nunca leram os livros entenderem algumas cenas, como por exemplo o final nos portos Cinzentos. Mas a cena final de Gollum e a queda de Sauron valem o filme fechando a aventura com chave de ouro.












SOBRE A LINHA DO TEMPO

Antes da contagem dos tempos:
Eru , o único (Ilúvatar para os elfos) criou os semi deuses Valar para lhe fazerem companhia no vazio, entre eles estava o malvado Melkor (Morgoth). Um dia o criador pediu aos espiritos Ainur para criarem uma música, Eru transformou a música no universo criando Eä (a Terra), Morgoth foi o responsável pelos acordes mais sinistros que geraram um ponto ao sul de Eä (também pode-se chamar de Arda) cheio de maldade. Em seguida Eru colocou os elfos em Arda juntamente com duas luzes que iluminavam o mundo. Melkor as destruiu e a Vala Yavanna as usou em seguida para criar duas árvores, Telperion feita de prata e Laurelin feita de ouro, uma iluminava a Terra ao sul e a outra ao norte. Mais uma vez Melkor as destruiu com a ajuda de sua aranha gigante de estimação. Mais tarde as luzes das árvores foram colocadas no céu surgindo então o sol e a lua.

A PRIMEIRA ERA
Eru desperta os homens para dividirem a Terra com os elfos, os Valar formam um exercito e uma grande guerra contra Morgoth tem inicio, depois que ele é derrotado os semi deuses partem da Terra Média e vão morar nas Terras Imortais.
A SEGUNDA ERA
O maior servidor de Morgoth, Sauron, se torna poderoso e ameaça a paz na Terra Média. Capturado, ele convence os homens da ilha de Númeror de que ficou bonzinho e é solto. Mas ele mete na cabeça dos homens que eles deveriam cobrar dos Valar a eternidade que os elfos tem e eles não. Os Valar não gostaram dessa afronta dos homens e destruíram a ilha de Númenor.

Esse cataclisma que destruiu a ilha em forma de pentagrama acabou dando ao mundo seu atual formato redondo (hoje lembramos de Númenor como o continente perdido de Atlântida). Nove barcos de humanos conseguiram escapar da ilha e eles chegaram ao continente em pontos diferentes dando origem a nove povos. Anos depois Sauron convenceu todo mundo de que ele ficou bonzinho de novo (fala sério) e criou os anéis do poder para dar de presente para cada governante da Terra Média. Mas em segredo criou o Um anel, onde ele depositou todo seu poder, com o Um ele poderia controlar os outros anéis. Mas o pessoal descobriu seu plano, menos os reis dos homens que foram consumidos pelos anéis e ,dizem, se tornaram os espectros do anel. Homens e elfos se uniram na 1ª guerra do anel e Isildur se aproximou o bastante de Sauron para lhe cortar a mão com o anel. Assim Sauron foi derrotado.
A TERCEIRA ERA
O Um anel traiu Isildur escorregando de sua mão e tornando-o visivel para seus inimigos, o anel se perdeu no rio e dois mil anos depois é encontrado pelo hobbit Déagol, que é assassinado por seu primo Sméagol que lhe rouba o anel.
O Um passa a viver com Sméagol enquanto espera pelo retorno de Sauron que está tentando se recompor em Mordor, quando sente que é a hora ele foge de Sméagol (agora Gollum por conta dos sons que faz em sua garganta) e acidentalmente vai parar nas mãos de Bilbo do Condado.
Bilbo estava numa aventura com Gandalf e os anões que tentavam recuperar seu tesouro guardado pelo último dragão da Terra Média, Smaug, na montanha Solitária. Depois da aventura Bilbo voltou pra casa com o Um anel.
Bilbo dá o Um para Frodo que o leva a Valfenda, onde Elrond decide que o anel deve ser jogado na montanha da perdição em Mordor. Acontece então a 2ª guerra do anel e Sauron é derrotado.
A QUARTA ERA
Os elfos partem da Terra Média e começa a Era dos homens e o declínio de todos os outros "povos falantes" da Terra Média.

SOBRE OS ANÉIS

Sete anéis para os senhores anões. Os anéis que Sauron deu aos anões podem gerar uma cobiça sem limites. Eles os esconderam num lugar tão secreto que nunca mais foram vistos novamente.
Nove anéis para os homens mortais. Os anéis dados aos homens tem o poder da invisibilidade e também o poder de controlar mentes, os reis foram consumidos por eles e se tornaram escravos de Sauron, exatamante como ele planejou.
Três anéis para os senhores elfos. Vilya, o anel do ar, é o mais poderoso dos três anéis élficos, foi dado a Gil-galad que mais tarde o entregou a Elrond que passou a usá-lo para proteger Valfenda. O anel da água, Nenya, foi dado a Galadriel que o usa para dar beleza e poder a floresta de Lórien. O anel do fogo, Narya, foi dado a Círdan que mais tarde o entregou a Gandalf. Os três anéis élficos foram levados embora da Terra Média no final da terceira Era.
O Um anel de Sauron contem toda a sua maldade e poder, pode tornar o usuário invisivel e tem vontade própria, sem alterar sua forma ele pode escorregar de seu dedo na tentativa de voltar para seu mestre, por isso Frodo o carrega numa corrente no pescoço.



SOBRE OS INTEGRANTES DA SOCIEDADE DO ANEL

FRODO BOLSEIRO

Ele nasceu no ano 2968 da terceira Era (1368 no calendário do Condado), seus pais morreram afogados e ele foi criado pelo tio rico Bilbo Bolseiro em Bolsão, na vila dos hobbits. Após a 2ª guerra do anel ele voltou ao Condado e convenceu os hobbits (com a ajuda de Sam, Pippin e Merry) a se revoltarem contra Saruman que havia dominado a vila. O ferimento causado em seu ombro pelo rei bruxo nunca sarou, pelos anos seguintes lhe causou muita dor e ele ficou doente várias vezes. Chegou a ser prefeito da vila dos hobbits. No final da terceira Era (pelo calendário dos homens a quarta havia acabado de começar) Frodo foi até os portos Cinzentos e pegou um barco junto com Bilbo para as Terras Imortais. Para evitar que o mal retornasse todos os portadores do anel (e dos outros anéis) deviam ir embora da Terra Média.

SAMWISE GAMGI (ou GAMGEE)

Nascido no ano 2983 da terceira Era Sam é um humilde jardineiro seguindo a profissão de seu pai. Ele trabalha no jardim dos Bolseiros e mora na rua do Bolsinho, é apaixonado pela hobbit Rosa Villa. Após a 2ª guerra do anel ele se casa com ela e no dia 25 de março de 3021 (o último ano da terceira Era para os hobbits) nasce sua filha Elanor, a bela. Depois que Frodo e Bilbo partiram ele herdou Bolsão. Sam e Rosa tiveram 13 filhos e ele foi o prefeito da vila dos Hobbits sete veses. Depois da morte de sua mulher ele , com 109 anos, entregou o livro vermelho (escrito por Bilbo e finalizado por Frodo contando a aventura de Bilbo e a guerra do anel) á sua filha mais velha e saiu de casa. Dizem que andou até os portos Cinzentos e pegou um barco para as Terras Imortais. O filme não mostra mas quando Sam achou que Laracna havia matado Frodo ele pegou o anel para continuar a missão e o usou por alguns minutos para salvar o patrão quando soube que ele ainda estava vivo. Então Sam foi o último portador do anel a deixar a Terra Média. Os decendentes de sua filha passaram adiante o livro vermelho com novas traduções e anotações. Seis mil anos depois Tolkien o traduziu para o inglês e você o comprou na livraria.


MERIADOC BRANDEBUQUE E PEREGRIN TÛK
(MERRY e PIPPIN)

Pippin e Merry (primo de Frodo) foram os mais altos hobbits que existiram por conta de uma bebida oferecida a eles pelo Ent Barbarvore durante a 2ª guerra do anel. Foram os líderes da revolta dos hobbits quando Saruman dominou a vila. Se tornaram grandes governantes no Condado e representantes do rei Elessar (Aragorn) no norte. O filho de Pippin , Faramir I , se casou com uma das filhas de Sam, Cachinhos Dourados no ano de 1463. Em 1484, ambos, já idosos, viajaram até o sul e nunca mais foram vistos no Condado. Passaram seus últimos dias no reino de Gondor. Dizem que seus leitos foram colocados ao lado do leito do rei Elessar quando este faleceu em 1541.


GANDALF (ou MITHRANDIR)

Gandalf e os outros magos apareceram na Terra média mil anos após o inicio da terceira Era. Sauron havia sido derrotado mas sua sombra começou a dar sinais de vida lá no sul. Gandalf recebeu do elfo Círdan (que morreu na 1ª guerra do anel) o anel do fogo , Narya, nos portos Cinzentos e após a 2ª guerra do anel , onde morreu em Moria e renasceu como Gandalf o Branco, partiu com Galadriel e Elrond, que havia recebido o anel Vilya (o mais poderoso dos três) de Gil-galad para as Terras Imortais com Frodo e Bilbo, portadores do Um anel.

ARAGORN TELCONTAR
(ou ARAGORN II , ELESSAR PEDRA ÉLFICA, THORONGIL)

Criado pelos elfos e fugindo da responsabilidade do trono ele se tornou um andarilho chamado Passolargo. Ajudou Gandalf a caçar a criatura Gollum e a proteger os hobbits que levavam o anel até Valfenda. Ele é o último descendente de Isildur, o cara que cortou os dedos de Sauron e lhe roubou o anel. Apaixonado pela filha de Elrond, Arwen Undómiel, ele sabe que um dia ela irá embora da Terra Média mas ela escolhe ser mortal e se casar com ele. Após assumir seu trono ele proíbe os homens de entrarem no Condado para que os hobbits possam viver em paz e teve três filhos (um menino e duas meninas) com Arwen. Depois de sua morte sua esposa vagou triste pela Terra Média e chegou até a floresta de Lothlórien, agora seca e sem vida após a partida dos elfos de Galadriel e Celeborn. Dizem que ela deitou no chão, morreu e foi coberta pelas folhas secas.

BOROMIR

O filho favorito do regente Denethor II de Gondor, um ótimo guerreiro que defendeu o reino dos ataques de Mordor várias vezes ganhando o maior respeito dos exercitos de seu pai. Tem um irmão chamado Faramir que não tem muito jeito com batalhas, sendo mais culto e letrado. Boromir foi até Valfenda pedir ajuda e conselhos quando os conflitos em Gondor ficaram complicados. Como todo humano que se preza Boromir é facilmente seduzido pelo Um anel e tenta tirá-lo de Frodo, mas acaba sendo morto pelos Orcs. Seu corpo é colocado numa barca e é levado pelo rio Anduin. Mais tarde seu pai encontra a corneta de Boromir, partida, boiando no rio.

LÉGOLAS VERDEFOLHA

Légolas parece ter nascido no final da segunda Era, tem uns 500 anos de idade (para os elfos ele é bem jovem), é filho do rei da floresta das trevas e se tornou o melhor amigo do anão Gimli. Elfos e anões se odeiam desde épocas remotas, por isso a amizade dos dois se tornou uma lenda. Representou os elfos na sociedade do anel e ajudou os homens do sul na batalha contra Mordor. Após a 2ª guerra do anel Légolas e Gimli viajaram por muitos lugares juntos. Em 1541, após a morte de Aragorn, Légolas construiu um barco e deixou a Terra Média sendo o último elfo a fazer isso.


GIMLI

Filho de Glóin, um dos anões que acompanhou Bilbo e Gandalf até a montanha solitária, Gimli é descendente de uma família real de anões , seu antepassado Durin era o chefe dos anões criados por Aulë, ele também é primo do anão Balin, outro que acompanhou Bilbo em sua aventura , mas que morreu defendendo Moria dos Orcs. Gimli é apaixonado por Galadriel e se tornou o senhor das cavernas cintilantes após a 2ª guerra do anel, construiu novos portões em Minas Tirith e quando estava bem velho foi para o oeste com Légolas. Dizem que Légolas o levou consigo até as Terras Imortais, apostando que Galadriel daria um jeito para que o anão fosse aceito pelos Valar.

E assim terminou a saga de J.R.R. Tolkien. A terra passou a pertencer somente aos homens. Segundo o autor os hobbits ainda existem, mas eles não confiam mais nas "pessoas grandes" e vivem muito bem escondidos, talvez tenham diminuído ainda mais de tamanho e dado origem ao mito dos duendes.

SOBRE OS FILMES EM EDIÇÕES ESPECIAIS

Ainda inéditas no Brasil as edições especiais dos filmes trazem cenas adicionais interessantes. Pippin e Merry tomando a bebida dos Ents e aumentando de tamanho, Galadriel distribuindo presentes para os membros da sociedade do anel e, a mais importante de todas, o destino do Mago Saruman, que na edição para o cinema nunca foi mostrado. Mas como o capitulo 'o expurgo do Condado' nunca foi filmado Saruman deve ter um fim diferente daquele do livro.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Os dados da linha do tempo falam apenas da criação do mundo e dos eventos mostrados nos três filmes, para maiores informações sobre a contagem dos anos veja os apêndices no final do livro "o retorno do rei".
Todos os nomes de personagens, lugares e eventos foram retirados diretamente dos livros O SENHOR DOS ANÉIS, THE WORLD OF TOLKIEN, O SILMARILLION entre outras fontes literárias e sites relacionados.

Unknown disse...

Interessante, é nesse mundo que você vive?

Serginho Tavares disse...

post perfeito e hoje tem post perfeito também no meu blog onde você é um dos para quem eu dediquei

abração

lucas disse...

eu já tive minha época de fissuração por tolkien...
seu post me deu vontade de ler de novo :P

e já que não posso dizer isso em nenhum outro lugar...os hobbits são tão fofos *_*

Anônimo disse...

nossa! deu trabalho mesmo...
agora sei tudo sobre a saga do anel

Anselmo disse...

To impressionado, se LoR fosse meteria de concurso vc já tava aprovado!
Ainda digerindo tudo isso! é muita informação.

FlavioH disse...

Adorei a postagem!!! =]
Um bom apanhado da Obra de Tolkien!
Parabéns Alê!!